quarta-feira, 24 de junho de 2020

Plano de Estudo Tutorado | Língua Portuguesa | 6° ano | Volume 2 | Gabarito

Gabarito das atividades do PET

Plano de estudo tutorado - Volume 2 - 6º ano 


Obs.: Busquei explicar cada questão de forma simples para que os alunos sejam capazes de acessar o gabarito e entender as correções sozinhos. A intenção aqui não é colocar respostas a nível de ensino superior, mas sim para alunos do 6º ano regular.



6º ano Semana 1 Atividades 1- Leitura.
2- a) A língua portuguesa é originada do galego-português. É a língua oficial do Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Macau e São Tomé e Príncipe. Mas também é bastante falada em outros países como língua não oficial. Tem sua origem no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Em 1139, com a criação do Reino de Portugal e as expansões de terras o português foi se difundindo. Terras conquistadas como as do Brasil, ao serem conquistadas recebiam governantes falantes da língua que passou a influenciar várias línguas. Sendo assim, boa parte da difusão da língua portuguesa ocorreu durante a época dos descobrimentos. A língua portuguesa passou a ser língua oficial de muitas colônias, mas somente o Brasil e Portugal tem a língua portuguesa como língua primária. Hoje a língua portuguesa é um dos 10 idiomas mais falados do mundo e é falada tanto de forma coloquial como de forma culta, sendo a primeira cotidiana e a segunda seguida por normas mais rígidas e mais utilizada em situações formais. b) Porque é a língua oficial falada no Brasil. É nossa língua materna passada de geração por geração, difundida em nosso território desde a época do descobrimento. c) Resposta pessoal. (Professor, se quiser exemplificar use os exemplos: jaú, capivara, pindaíba, carioca, Guanabara, catapora, perereca, nhe-nhe-nhem, mingau, muamba, paraíba, peteca, tamanduá, tocaia, pororoca... essas palavras em sua maioria são originadas da língua Tupi.) d) Resposta pessoal. (Professor, se quiser exemplificar use como exemplo a palavra "muamba". Muamba é uma gíria que tem sua origem do idioma quimbundo, uma língua africana falada em Angola.) Semana 2

Atividades 1- Leitura. 2- a) Que enquanto a fala de Cascão é uma fala coloquial com traços linguísticos da fala de pessoas do campo, o outro garoto apresenta uma linguagem mais próxima da norma culta. b) Sim. Além de serem crianças, ambos têm contato com o campo e animais do meio rural. c) Resposta pessoal. d) Resposta pessoal. (Professor, espera-se que o aluno responda sim nas questões C e D. Você pode apresentar exemplos de regionalismos a ele.)

Semana 3

Atividades 1- a) Resposta pessoal. b) Trabalho braçal, homem que trabalha no campo. c) "de lascá", "prá vivê", "fio prá criá", "seu moço", "óio", "torrão natá", "prá família pudê sustentá", "São essas mão calejada", "trabaiá". d) de lascar, para viver, filhos para criar, seu moço, olho, terra natal, para a família poder sustentar, São essas mãos calejadas, trabalhar. e) O autor preferiu usar as formas que reproduzem a fala dos nordestinos a fim de aproximar o leitor da realidade do personagem, pois caracteriza a fala dele com aspectos linguísticos da região. Assim, ele consegue construir uma boa representação do personagem e de sua terra natal.


Semana 4

Atividades 1- Leitura 2- a) No primeiro contexto há uma apresentação do modo de vida de uma determinada classe social. Nele, percebe-se que há descrição de como as pessoas se relacionam de acordo com o aspecto econômico característico dessa classe mais elevada. No segundo contexto, é apresentado um sonho onde deseja-se que pessoas com aspectos sociais característicos de uma classe social menos favorecida alcancem o progresso. Assim, ambos contextos apresentam aspectos sociais presentes na sociedade, onde uma classe é mais favorecida e outra menos, sendo que a primeira é privilegiada por não precisar lutar. b) No primeiro contexto, a cena acontece em um shopping center. No segundo, em volta da fogueira. c) Pessoas comuns, mas que vivem de modos diferentes, de acordo com os aspectos sociais de suas classes. d) Que algumas classes sociais podem ser mais favorecidas do que outras, pois o aspecto econômico de determinado campo social pode interferir de forma relevante no modo de vida das pessoas. Além disso, o meio pode influenciar não só o modo de vida, mas também os sonhos e desejos. 3- a) Meu sonho é ver os meus irmãos em um bom lugar Água para beber, comida para comer, um teto para morar, pode crer !! (...) Meu sonho é ver meu povo bem e as senhoras do mercado Enchendo seu carrinho de compras no Atacado (...) Para ter roupa, um sofá bom, suco natural Progresso social, progresso pessoal, para meus irmãos Porque o sofrimento é de muito tempo Não lutamos por paliativos, lutamos por justiça. b) A mudança de palavras causou impacto na cadência da música. c) Sim, os sentidos construídos pelo autor continuaram os mesmos apesar da mudança das palavras. 4- a) Eu a beijei. b) Nós fomos ao shopping. c) Passear. 5- Os autores escolheram as formas da língua que são típicas da fala para chamar a atenção do seu público alvo, pois provavelmente elas fazem parte do cotidiano deles. Além disso, a escolha pode visar impactar as camadas sociais chamando atenção para as variações linguísticas que representam as diferenças sociais. 6- O entendimento das variações linguísticas brasileiras deve ser dominado por seus falantes.



Quer aulas complementares para essas atividades?
Aqui no site você encontra diversas aulas com o uso de novas tecnologias com base no Currículo Referência de Minas Gerais.
Acesse os cronogramas abaixo e tenha acesso a todas elas.

Cronograma das atividades a distância | 6° ano
Cronograma das atividades a distância | 7° ano

Cadastre-se para receber as aulas por e-mail. Clique aqui.
Siga no Facebook e acompanhe as postagens: Descobrindo meu mundo
Receba as aulas do site no WhatsApp assim que elas forem publicadas.
Clique no grupo desejado:

Atividades do site (Grupo 01)
Atividades do site (Grupo 02)

Grupos de Língua Portuguesa dividido por ano escolar:

Atividades do 6°ano
Atividades do 7°ano
Atividades do 8°ano
Atividades do 9°ano

Atividades do Ensino Médio

Grupo de Língua Portuguesa (todos os níveis escolares)

Leia também:

GABARITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO - MG | 7° ANO | VOLUME 2

GABARITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO - MG | COMPLEMENTAR | 6º, 7º, 8º e 9º ANO

GABARITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO - MG | 7° ANO | APOSTILA 01
GABARITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO - MG | 8° ANO | APOSTILA 01
GABARITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO - MG | 9° ANO | APOSTILA 01
GABARITO DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO - MG | 6° ANO | APOSTILA 01

Colegas professores,
se encontrarem alguma atividade com resposta errada, por gentileza, escreva nos comentários ou entre em contato comigo (clique aqui).

Obrigada!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog w pela qualidade do material . Estou encantada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo! Vc tem o gabarito do sexto ano integral? Um

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, estou precisando do gabarito do 6• e 7 Integral.Voce tem!

    ResponderExcluir