sábado, 8 de outubro de 2016

Por que criar um blog?



Why not?

Você tem algo a dizer para o mundo? Quer compartilhar seus sentimentos? Tem conteúdos interessantes para compartilhar? 
Criar um blog é escrever para o mundo. Não é apenas uma moda, mas também uma forma de compartilhar conhecimento com as pessoas. Ter um blog é uma forma simples de expressar sua opinião, é colocar seu ponto de vista sobre determinado assunto.
Criar um blog é muito simples, pois você pode usá-lo para escrever sobre o que você quiser. Hoje, existem muitas formas de se criar um blog grátis, plataformas como WordPress, Wix, Blogger, Weeby, entre outros, oferecem diversificadas ferramentas para edição.

Mas por que criar ou não um blog?

O mercado da web vem crescendo e muitas pessoas começaram a investir nas redes. No entanto, apesar da acessibilidade a produção de conteúdo, para o trabalho atingir o resultado desejado, é necessário a produção de um bom conteúdo. Criar um blog não é só criar um ambiente virtual grátis e expor sua opinião, quem vai criar um blog deve dominar os assuntos a serem publicados, e o domínio de conteúdo requer muita pesquisa e estudo. Então antes de criar um ambiente virtual, veja se você domina o assunto do qual você quer falar, pesquise antes e escolha seu público-alvo.

A escolha do público-alvo é muito importante, pois você escolhe para quem será direcionado seu conteúdo. A produção de um conteúdo para determinado grupo é importante para focar no tema abordado no blog, sem fugir do tema e não perder o foco. A perda de foco no assunto pode gerar rejeição de público, isto é, alguns usuários deixaram de retornar ao ambiente virtual por não se tratar mais do assunto o qual eles buscavam.

Traçar objetivos para o blog também é importante. Qual é a finalidade do seu blog? O que você quer alcançar com ele? Você deseja apenas promover conteúdo? Quer se inserir no mercado de trabalho web e ganhar dinheiro com isso? É muito importante determinar o resultado que se quer alcançar com o seu trabalho para que você não se perca no caminho e também para avaliar seus resultados.

Quanto a produção de conteúdo, procure um tema que você consiga diversificar para que ele não seja repetitivo e monótono. 

Existem diversos tipos de blogs pessoais, empresariais, de grupos etc, mas se você quer criar um blog pessoal siga algumas das dicas abaixo:

Seja transparente
O blog é seu, você tem autoridade sobre ele, então, assuma sua posição.

Seja você mesmo
Mostre para as pessoas quem você é de verdade, não finja ser o que não é.

Seja confiante
Acredite no seu trabalho, se receber criticas colha o que for produtivo e resto delete.

Seja otimista
Tenha força de vontade, bons trabalhos geram ótimos resultados.

Seja atencioso
Procure responder seus leitores e retribua a atenção deles.

Seja receptivo
Dê espaço aos seus leitores, deixe que eles contribuam com seu conteúdo, eles te ajudarão a diversificá-lo e alcançar mais tráfego.

Seja despreocupado
Não se preocupe com o número de comentários e acessos. Ninguém começa lá no topo né? Além disso, grande parte dos comentários serão feitos nas redes sociais.

Seja profissional
Produza um Mídia Kit. Caso alguma empresa entre em contato com o blog, você terá como mostrar o seu trabalho. Lembre-se "não venda o que você não tem para oferecer".

Seja sincero
Não invente números para quem te procura, hoje é muito fácil saber quantos acessos e quanto de lucro é gerado por um blog.

Seja parceiro
Procure blogs semelhantes e busque parcerias, seja para divulgar ou trocar experiência. É importante lembrar que vocês são concorrentes e disputam espaço na rede, em algum momento um terá mais acesso que o outro, mas um ajudará ao outro a promover o conteúdo. 

Seja um visitante
Visite diversos ambientes, faça comentários para que outros blogueiros retribuam e conheçam seu blog, eles também podem fazer parte do seu público.

Não seja avarento
Não pense no blog somente como uma forma de ganhar dinheiro. Goste do que você faz. Se for só pelo dinheiro não faça, pois não há garantia de retorno.

Procure seguir essas dicas, lembre-se "criar um blog não é garantia de sucesso".

Tenha apenas em mente o seu prazer de escrever e se o lucro vier ótimo!

No vídeo a seguir eu falo um pouco mais sobre o assunto, vale a pena conferir!




Nenhum comentário:

Postar um comentário