domingo, 17 de maio de 2020

AULA 05 | 6º ANO | Charge e Cartum | Linguagem verbal e não verbal

Antes de começar as atividades assine a lista de presença6º1 6º3 e 6º8


Você sabe qual é a diferença entre um cartum e uma charge?

O cartum se caracteriza por uma narrativa graficamente breve podendo apresentar linguagem verbal associada a não verbal.
Aborda situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, são atemporais e universais. Essas situações não fazem referência a uma personalidade específica. Trata-se de um gênero humorístico, animado ou não, crítico e que envolve o dia a dia das pessoas.
No cartum acima, vemos que se trata de uma crítica ao cotidiano das pessoas. A imagem tem como finalidade fazer uma crítica ao comportamento humano perante as redes sociais. Ela não faz referência a um ser específico mas aos seres humanos que fazem uso excessivo da rede social, até mesmo em momentos importantes. Temos também nessa imagem o uso da linguagem verbal associada a não verbal de forma atemporal.

Agora veja essa outra imagem:


Nessa imagem há também uma crítica e a linguagem verbal está relacionada a não verbal. No entanto, faz-se uma sátira a uma situação específica: a desigualdade social. Trata-se de uma charge.
Diferentemente do cartum, a charge apresenta uma crítica situada no tempo e no espaço, geralmente aponta para um personagem da vida pública em geral, as vezes um artista, um político, dentro outros.

Você sabe o que é linguagem verbal e linguagem não verbal?
A linguagem verbal é expressa por palavras. Já a linguagem não verbal é expressa por meio de signos visuais, ou seja, de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais. Há também a linguagem hibrida ou mista, que seria uma junção da linguagem verbal com a não verbal. Veja:



Assista aos vídeos abaixo para aprender mais sobre cartum, charge, linguagem verbal e não verbal:

 


TAREFA

Agora que você estudou a diferença entre cartum e charge, escreva nos comentários no final da página se ficou alguma dúvida ou comente dizendo "ok, eu (seu nome completo) entendi". Assim como o exemplo que eu vou deixar lá.

Vamos testar seus conhecimentos? Clique aqui para fazer as atividades.


12 comentários: