domingo, 17 de maio de 2020

Aula 05 | 6º ano | Charge e Cartum | Linguagem verbal e não verbal

Antes de começar as atividades assine a lista de presença6º1 6º3 e 6º8


Você sabe qual é a diferença entre um cartum e uma charge?

O cartum se caracteriza por uma narrativa graficamente breve podendo apresentar linguagem verbal associada a não verbal.
Aborda situações relacionadas ao comportamento humano, mas não estão situadas no tempo, são atemporais e universais. Essas situações não fazem referência a uma personalidade específica. Trata-se de um gênero humorístico, animado ou não, crítico e que envolve o dia a dia das pessoas.
No cartum acima, vemos que se trata de uma crítica ao cotidiano das pessoas. A imagem tem como finalidade fazer uma crítica ao comportamento humano perante as redes sociais. Ela não faz referência a um ser específico mas aos seres humanos que fazem uso excessivo da rede social, até mesmo em momentos importantes. Temos também nessa imagem o uso da linguagem verbal associada a não verbal de forma atemporal.

Agora veja essa outra imagem:


Nessa imagem há também uma crítica e a linguagem verbal está relacionada a não verbal. No entanto, faz-se uma sátira a uma situação específica: a desigualdade social. Trata-se de uma charge.
Diferentemente do cartum, a charge apresenta uma crítica situada no tempo e no espaço, geralmente aponta para um personagem da vida pública em geral, as vezes um artista, um político, dentro outros.

Você sabe o que é linguagem verbal e linguagem não verbal?
A linguagem verbal é expressa por palavras. Já a linguagem não verbal é expressa por meio de signos visuais, ou seja, de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais. Há também a linguagem hibrida ou mista, que seria uma junção da linguagem verbal com a não verbal. Veja:



Assista aos vídeos abaixo para aprender mais sobre cartum, charge, linguagem verbal e não verbal:

 


TAREFA

Agora que você estudou a diferença entre cartum e charge, escreva nos comentários no final da página se ficou alguma dúvida ou comente dizendo "ok, eu (seu nome completo) entendi". Assim como o exemplo que eu vou deixar lá.

Vamos testar seus conhecimentos? Clique aqui para fazer as atividades.

Atividades sugeridas:


15 comentários:

  1. Exemplo:
    Ok, eu, Ana Duarte, entendi.

    ResponderExcluir
  2. Ok,eu Rafael Mello de Paula Lima, entendi

    ResponderExcluir
  3. Ok,eu Raissa Silva Rocha entendi:)

    ResponderExcluir
  4. Júlia Resende dos Santos , entendeu a matéria

    ResponderExcluir
  5. Ok Maria Tereza Vidal Lemos da Silva entendi

    ResponderExcluir
  6. Eu Alberto Lucas Jacinto custodio da Silva entendi a matéria

    ResponderExcluir
  7. Ok Alice Caroline dos Santos Fermino entendeu

    ResponderExcluir
  8. Ok, Alessandro Bastos Mendes, entendi.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das atividades, mas não consigo copiar as atividades para enviá-las. Como devo proceder para ter esse acesso?

    ResponderExcluir