segunda-feira, 4 de maio de 2020

Aula 01 | 6° ano | Gênero notícia

Assinar a lista de presença: 6°1 , 6°3 e 6°8 



Atividade 1



Atividade 2

Antes de fazer as atividade, leia:



Gênero textual notícia


A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário. Ela é encontrada principalmente nos meios de comunicação. É um gênero informativo que traz um tema atual ou algum acontecimento. A notícia também pode ser descritiva e narrativa apresentando tempo, espaço e personagens. É veiculada nos principais meios de comunicação:
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Meios televisivos;
  • Rádio;
  • Internet;
  • Dentre outros.

Suas principais características são:

- Informar/descrever/narrar;
- Apresentar fatos reais, atuais e cotidianos;
- Texto curto;
- Linguagem formal, clara e objetiva;
- Texto com título principal e título auxiliar
- Texto impessoal (uso da terceira pessoa);
- Discurso direto.

Estrutura

As notícias seguem uma estrutura básica:

-Título Principal e Título Auxiliar
-Lide
-Corpo da notícia


Título Principal e Título Auxiliar
O título principal ou Manchete sintetiza o tema que será abordado.
O título auxiliar auxilia no entendimento do título principal trazendo um recorte do que será abordado.

Lide
Corresponde a introdução da notícia, é o primeiro parágrafo e geralmente apresenta o fato, os participantes, o tempo, o espaço, como aconteceu e o que motivou o(s) acontecimento(s).


Corpo da notícia
Apresenta informações mais detalhadas sobre fatos.


Notícia e Reportagem
Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.
Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.



Exercícios

1. Qual é o objetivo principal de uma notícia?

2. Em quais suportes uma notícia pode ser encontrada?

3. Aponte as principais características de uma notícia.


Atividade 3

Produza uma notícia sobre um tema atual no Brasil ou no mundo, por exemplo, a crise no Brasil, os problemas ambientais, o aumento do desemprego, a crise de refugiados na Europa, dentre outros.

Se preferir, produza uma notícia sobre um fato real ocorrido no bairro ou na cidade, seja o aumento da violência urbana, a campanha de vacinação, feira de livros, movimento cultural, dentre outros.

Feito a escolha, pesquise sobre o tema. Mais adiante, organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia.

Para produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.









Bom estudo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário