quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Perder peso ou gordura, qual a diferença?




Se você quer emagrecer deve entender a diferença entre perder peso e perder gordura. Muitas pessoas se preocupam apenas com o número que aparece na balança, porém o aumento de peso não deve ser sinônimo de estar engordando. Seu peso é a soma de sua estrutura óssea, massa muscular, água, tecido adiposo, etc. Perder peso está associado a diminuição de sua massa corporal como um todo, e não somente a perda de gordura.

Algumas dietas restritivas podem levar a perda de peso, entretanto faz você perder água e muitas vezes massa muscular também, o que não é interessante para sua composição corporal. Um dos parâmetros mais utilizados para avaliar se uma pessoa está ou não acima do peso é o IMC (Índice de Massa Corporal), porém esse índice se baseia apenas em seu peso e sua altura. Medidas antropométricas, pregas cutâneas e bioimpedância são métodos mais eficazes e fidedignos, pois são capazes de medir a porcentagem de massa de gordura.

Assim, a balança não pode ser sua referência para averiguar seus resultados. Ao ganhar massa muscular, por exemplo, algumas vezes seu peso pode aumentar, mas suas circunferências podem estar diminuindo, já que os músculos são mais densos que o tecido adiposo, e para manter a massa magra nosso organismo tem um gasto energético muito grande, utilizando o lipídio como substrato, resultando na perda de gordura corporal.

Para resultados satisfatórios com perda de gordura, e aumento de sua massa muscular é necessário uma alimentação adequada e individualizada, planejada por um profissional habilitado e um treino específico para você. Procure sempre um nutricionista e um educador físico para alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário