sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Conceitos básicos de fotografia



Porque usar uma câmera manual?
Nem sempre o foto automático sai como você quer, essa é uma das razões! Ajustando manualmente sua câmera você pode fazer fotografias muito melhores! A maioria das câmeras têm a função "M" ou seja o modo "Manual".

No começo usar a câmera no modo manual pode ser um pouco complicado e algumas fotos podem não sair exatamente da forma como você quer, mas tudo é questão de prática! Muitas câmeras são muito boas automaticamente, mas elas não são inteligentes o suficiente para saberem onde você quer focar e captar luz, assim, o modo manual é a melhor opção!

Quando se trata de luz a palavra chave é ISO. O ISO é que regula a sensibilidade da câmera, ou seja, regula o sensor à luz. Se você aumentar o ISO, você aumentará a sensibilidade a luz, consequentemente a foto terá mais luz e ficará mais clara, ou seja, quanto maior o ISO mais a luz vai atingir o sensor e mais claro a foto irá ficar.



O ISO serve para
  • aumentar a sensibilidade do sensor à luz
  • fotos com mais luz 
  • fotos mais clara
  • quanto maior o ISO maior o ruído

Outra coisa importante a saber sobre as câmeras é que a Velocidade também é importante. Quando a velocidade é alta, o número é maior, por exemplo, 1/100, 1/500, 1/1000, a câmera com velocidades maiores é capaz de congelar movimentos e capturar menos luz. Já em uma câmera com velocidade baixa, esses números são menores 1/10, 1 segundo. 15 segundos, e as fotos ficam com sensação de movimento, além disso, o tempo de exposição é menor, mais lento e ela capta mais luz, exigindo assim um uso de um tripé.


Também é importante saber sobre a Abertura. Quando falamos sobre abertura, falamos sobre a abertura do diafragma. representada nas câmeras por F/STOP. É essa abertura que controla a quantidade de luz que peça pela lente, ou seja, quanto mais aberto for o diafragma, mais luz passará por ele. Sabe aquelas fotos desfocadas com os fundos que vocês tanto amam e que estão sempre me perguntando no Instagram como eu faço? Então, é essa abertura que é responsável por eles!
Quando queremos um fundo desfocado, é preciso diminuir o tamanho da abertura.





Essas são as três dicas de hoje sobre fotografia!
E se você quiser continuar lendo sobre conceitos básicos de câmeras basta ficar atento aos posts aqui do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário